terça-feira, 1 de abril de 2025

NOTA PÚBLICA POR JUSTIÇA A ALDO SANTOS E CAMILA ALVES

     



   Nós, militantes da corrente Enfrente!, condenamos veementemente a ação da Justiça brasileira contra o professor Aldo Santos e Camila Alves, que no dia 09/02 receberam a intimação de penhora de seus bens, bem como a inclusão do nome do Prof Aldo no Cadastro Nacional de Condenados por improbidade administrativa, resultado de um processo injusto que os dois respondem desde 2003 por atuarem em prol da ocupação Santo Dias, ocorrida em um terreno da Volkswagen em São Bernardo do Campo, hoje mero depósito de loja de móveis. No caso de Aldo, pelo uso do carro de seu mandato como então vereador na cidade para auxiliar no transporte de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade na ocupação; e Camila na condição de liderança da ocupação então como militante do MTST. Condenação esta que representa claramente a criminalização dos lutadores e lutadoras dos movimentos sociais.

    Entendemos que a sequência destes trâmites judiciais, com a condenação à pena de morte política dos companheiros acima, somado a penhora dos bens (casa e carro) do Prof Aldo, e as recorrentes suspensões do pagamento de seu salário de aposentado como professor da rede pública – seu único meio de subsistência – que tem acontecido repetidamente nos últimos anos, caracterizam em seu todo um grave processo de Lawfare. Ao sequestrar seus meios de subsistência e direitos políticos, com o agravante do processo jurídico que se arrasta por anos nos fóruns, torna-se evidente o objetivo disto tudo: destruir qualquer força de resistência, e neste processo, minar até mesmo as relações sociais e políticas dos envolvidos. Uma ação intimidatória que visa alertar a outros lutadores e lutadoras dos movimentos populares a não ousarem clamar por justiça.

    O Enfrente!, corrente política e sindical construída nas lutas contra as opressões deste sistema econômico que desumaniza, destrói e escraviza os seres humanos não irá se calar! Diante do absurdo autoritarismo do Superior Tribunal Federal, fazemos um chamado a todos e todas que sentirem-se solidários para juntarem-se a nós na luta por justiça ao prof Aldo Santos e Camila Alves.


Enfrente!

SEM ANISTIA PARA OS FASCISTAS!

 SEM ANISTIA PARA OS FASCISTAS!

    Ocorreram neste domingo (30/03) atos em várias cidades do país exigindo a prisão de Jair Bolsonaro e seu grupo de militares, tornados réus em decisão do Supremo Tribunal Federal em vista da sua participação na tentativa frustrada de golpe de Estado após sua derrota nas eleições de 2022. Em São Paulo, a manifestação se concentrou na Av. Paulista e desceu até o prédio que fora o antigo DOI-CODI, na Rua Tutóia, um dos mais icônicos centros de tortura no estado durante a ditadura.

    A data dos atos coincidiu com a véspera do aniversário do golpe de 64, demonstrando neste simbolismo que a luta para que não sejam esquecidos os crimes cometidos a ditadura empresarial-militar se realiza também na luta pela punição àqueles que desejam impor um novo regime ditatorial à nação. A história brasileira é profundamente marcada por golpes, regimes autoritários e ditaduras, impostas sempre a fim de se aplicar sistematicamente o uso da violência contra as classes populares. A possibilidade de se ter pela primeira vez no país a condenação de membros das Forças Armadas envolvidos em uma tentativa de golpe é por si só um marco histórico. Pagamos um alto preço pela não condenação dos assassinos e torturadores da ditadura após o processo de redemocratização, não à toa o acerto de contas com o passado será determinado pela possibilidade de se punir os golpistas de hoje, a fim de evitar que o fascismo venha a se instalar no Brasil.

    Para isso, a pressão dos partidos de esquerda e do campo progressista será determinante, devemos enterrar o infame PL da Anistia protocolado pela bancada bolsonarista no Congresso, visando inocentar os envolvidos na intentona fascista de 8 de janeiro de 2023 assim como ao ex-presidente, devemos impor à extrema-direita uma derrota definitiva, e lutar para alcançar uma sociedade verdadeiramente justa e livre, aonde o fascismo jamais tornará a emergir.

    SEM ANISTIA PARA BOLSONARO, DITADURA NUNCA MAIS!


Enfrente!